2 de jul. de 2010

Crítica: O pequeno Nicolau

Filme infantil? Pode até ser. Mas não há como negar que O Pequeno Nicolau vai emocionar – e muito – crianças, jovens, adultos e idosos. Pais e professores. Tios e avós. E sem subestimar a inteligência de ninguém, muito pelo contrário. O filme levou mais de 5 milhões de franceses às bilheterias, conforme seu diretor, Laurent Tirard, informou quando esteve no Brasil, para o Festival Varilux de Cinema Francês. Neste caso, o sucesso de público não é incompatível com a qualidade artística da obra.

O Pequeno Nicolau foi baseado na série de livros criada por ninguém menos que o mundialmente famoso cartunista e ilustrador Jean-Jacques Sempé e pelo já mítico René Goscinny, criador de Astérix (ao lado de Albert Uderzo). Esta versão cinematográfica ainda ganhou a colaboração no roteiro de Alain Chabat, ator em dezenas de filmes e roteirista de Astérix e Cleópatra.



A trama tem a genialidade das coisas simples da vida, costurando com talento os pequenos e indispensáveis elementos que compõem o cotidiano infantil, como problemas na escola, inseguranças em casa, amigos, pais, brincadeiras, sonhos... Por causa de um mal entendido, o pequeno Nicolau do título (estreia de Maxime Godart) começa a achar que ganhará um irmãozinho. Ele entra em pânico e passa a crfiar, junto com sua impagável turma de amigos, os mais mirabolantes planos para que isso não aconteça.

Assim como, por exemplo, O Menino Maluquinho, de Helvécio Ratton, este O Pequeno Nicolau tem o grande mérito de mergulhar profundamente no universo infantil mantendo com inacreditável frescor a magia ímpar do olhar da criança, com todas as suas dúvidas, medos, sonhos e aqueles deliciosos raciocínios lógicos e ilógicos que só são permitidos aos pequenos. Tudo emoldurado por uma coloridíssima direção de arte e uma fotografia luminosa que recriam não apenas uma época passada como também revivem um momento nostálgico mais ou menos esquecido dentro do coração de cada um de nós.

No elenco, destaque para Sandrine Kiberlain, de Mademoiselle Chambon. Distribuído no Brasil em cópias legendas e dubladas, O Pequeno Nicolau é programa imperdível para estas férias.

Fonte: CineClick 
Autoria: Celso Sabadin

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário