27 de ago. de 2010

Idéias de Novos Negócios – Videolocadora (parte 3)

Localização

A decisão sobre o local onde a loja será instalada deve levar em conta fatores como:

- A quantidade e o perfil das pessoas que residem nas proximidades;
- O fluxo de automóveis na via pública, a quantidade de pessoas que passam pelo local;
- A proximidade de estações e pontos de transporte coletivo e a existência de estacionamento local ou próximo.
Uma boa alternativa pode ser a instalação em locais com grande concentração de pessoas.

A localização do ponto comercial escolhido para instalação da loja é fator fundamental para o sucesso ou insucesso do negócio.Alguns pontos de vital importância devem contar com atenção especial do empreendedor.Os itens a seguir elencados, devem estar presentes em qualquer estudo de viabilidade para o ramo de videolocadora:

- Densidade demográfica – Pesquisas indicam que mais de 60% das videolocadoras estão localizadas em bairros residenciais. Ao verificar a viabilidade de instalação em locais com essas características deve-se dar preferência a bairros com grande incidência de prédios e casas residenciais.
- Fluxo de automóveis – Observar para a quantidade de automóveis que trafegam no local e dar preferência para instalação da loja no lado da pista em que os carros circulam no sentido de volta para casa.
- Circulação de pessoas – A loja deve estar onde as pessoas estão. O empreendedor deve dar atenção a locais de grande fluxo de pessoas.
- Proximidade de estações e pontos de transportes coletivos - Um bom local pode ser próximo a estações e pontos de transportes coletivos, oferecendo a facilidade de aluguel e devolução do filme quando o cliente dirige-se ao trabalho, ou no seu retorno.
- Instalação em galerias, centros comerciais, shoppings, postos de serviços – A instalação nesses locais pode ser interessante, porém, deve-se atentar para os custos de aluguel, taxas de condomínios e outras despesas que podem comprometer a rentabilidade do negócio.
- Estacionamento – É fundamental que a loja ofereça condições para o cliente estacionar seu carro com segurança, enquanto escolhe os filmes.

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário