24 de ago. de 2010

Idéias de Novos Negócios – Videolocadora (parte 2)

Mercado

Nos últimos sete anos, o mercado de videolocadoras tem apresentado bom nível de estabilidade. O Brasil tem, hoje, mais de 11.000 lojas, espalhadas por todo o território nacional. O interesse por esse ramo de negócio está em ascensão.

Segundo a União Brasileira de Vídeo – UBV, o Brasil deverá alcançar a marca de 30 milhões de aparelhos de DVDPlayers até 2007. Isso representa um acréscimo de quase 50% em relação aos níveis de 2005.

O número de títulos de filmes lançados no Brasil cresceu de 993 – no ano de 2000 – para 1.929, em 2005.
O número de locadoras não cresceu na mesma proporção. Há espaço a ser explorado, porém, é aconselhável que a instalação de novas lojas seja orientada por pesquisas, para não se correr o risco de abrir em locais já saturados pela concorrência.

De acordo com especialistas e profissionais desse mercado, o negócio de videolocadora apresenta perspectivas animadoras, uma vez que é crescente a valorização do entretenimento em casa (em família), muito em razão do aumento da violência urbana.

Ameaças e oportunidades
As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.

O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.

Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa – em termos financeiros – ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, o tipo de público predominante na região em termos de capacidade aquisitiva, os gostos pessoais, a cultura e as expectativas que as pessoas têm em relação a uma videolocadora.

Também é importante pesquisar os preços praticados pelos concorrentes, o padrão das lojas existentes;comparar as características dos potenciais clientes e decidir-se ou não pela instalação em um determinado bairro ou região.

O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.

As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa sugerida acima fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho.

Os atuais proprietários de videolocadoras identificam alguns fatores e que dificultam o setor, e que, portanto, merecem destaque:

- Concorrência desleal ocasionada pela pirataria;
- Falta de mão de obra qualificada;
- Baixo preço das locações praticado pelo mercado;
- Falta de legislação específica para o setor;
- Elevado grau de dependência em relação aos fornecedores;
- Dificuldades financeiras – investimento e capital de giro.

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário