27 de ago. de 2010

Hora de Empreender (parte 1)

Ser dono de uma vídeolocadora não é nada fácil. É preciso manter em dia contratos, registros e alvarás de funcionamento; ter um planejamento financeiro e organizacional, saber administrar; estar atento as mudanças de mercado... Mas é assim para qualquer profissional que tenha empresa, seja ela pequena ou grande. No mercado de locação de filmes, agora, mais do que nunca, é a hora de arregaçar as mangas para a revitalização do mercado de home entertainment.

Para aqueles desanimados com a pirataria ou com o baixo faturamento, siba quem há uma luz no fim do túnel. A luz está na criatividade e no espírito de ser um bom empreendedor. Mas, afinal, o que é ser um empreendedor? É aquele que administra o próprio negócio de forma criativa, inovadora e eficaz. É pensar e agir estrategicamente, planejando e executando ações que rendam bons resultados.

Ser empreendedor é estar apto a assumir riscos e a perceber as mudanças e novas demandas do mercado. “O comportamento empreendedor é buscar informações constantemente, estar antenado ao que está acontecendo ao seu redor, saber planejar o negócio , pois o plano de negócio é que vai dar a direção para mudanças de estratégias. É o que está acontecendo com a vídeolocadora agora”, afirma Cristiane Rebelato, gerente regional do Sebrae-SP de Guarulhos e região. Segundo Cristiane, hoje há mudanças que alteram totalmente o perfil do negócio. ”A pessoa que tem locadora precisa reanalisar o seu plano de negócio. Até então, ela era simplesmente uma vídeolocadora. Ela precisa reprogramar todo o plano de negócio. É pensar na rede de contatos que possui, buscar desafios, e correr riscos calculados. ”

Antonio Vicente Rodrigues, proprietário de Vídeo Max Locadora e representante comercial em Uberlândia (MG), concorda que o mercado de home vídeo atravessa um período de mudanças. “ Precisamos buscar informações constantes sobre o mundo do cinema e do vídeo, diversificar a oferta de produtos dentro da loja e investir pesado no atendimento”, avalia.

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário