27 de abr. de 2010

Cartilha para uso do twitter pelas locadoras


Cartilha para uso do TWITTER para Video-Locadoras
Desenvolvido pelo Prof. MSc. Gustavo Gonzalez @ecliente
www.ecliente.com.br (para download)



Esta cartilha tem o objetivo de ser um guia rápido e ajudar os empresários do ramo de vídeo locadora a utilizar com mais eficiência estas poderosas ferramentas digitais.

O que é o Twitter ?
É um micro-blog, que permite a publicação de textos com no máximo 140 caracteres. Isso faz com que as pessoas publiquem informações mais objetivas e diretas, facilitando sua filtragem.

O que são os seguidores (followers) ?
São pessoas que estão interessadas naquilo que você publica. Cuidado, muitos seguidores são spammers, contas falsas criadas apenas para divulgar produtos.

Quem eu devo seguir (following) ?
Siga apenas as pessoas que publicam informações relavantes para sua empresa, como parceiros, clientes estratégicos, fornecedores, jornais, revistas. Você não é obrigado a seguir todos os que seguem você, siga apenas quem é relevante para seu negócio, isso mostra a seriedade da sua conta no twitter.


Qual a vantagem do twitter ?
Diferente do SPAM ou eMail Marketing, prática que já está sendo controlada e bloqueada por centenas de servidores, dificultando seu uso, o twitter parte do principio da segmentação da informação, ou seja, a pessoa busca aquilo que realmente interessa à ela, é uma via diferente de informação, não invasiva. Com isso, você pode ter centenas de milhares de seguidores, ouvindo o que você tem a dizer.


O que uma locadora pode publicar no Twitter ?
Fale sobre os lançamentos da semana, curiosidades sobre um ator ou um filme, sobre promoções, sobre lançamentos que estão no cinema, entre muitos outros assunto, sempre existirá alguém interessante, e ele se tornará um seguidor.

Mas posso falar tudo isso com apenas 140 caracteres?
Sim, seja objetivo e coloque um titulo que realmente chame a atenção. Outro detalhe, sempre crie um link para sua página, assim o seguidor que quiser mais informações, clicará no link.

Mas os links são muitos grandes! O que faço?
Para resolver esse problema, existe ferramentas chamadas “encurtadores de links”, como o migre.me e o bit.ly. Ao acessar um desses sites, você vai colar a URL, e ele retornará uma URL menor, assim você ganhará espaço para escrever mais informações no twitter.


Como eu me comunico no twitter?
Uma forma simples de entender os meios de conversar no twitter é seguir a regra (@marthagabriel):
• Fale
• @converse
• RT: espalhe
• #participe

Porque usar o símbolo # no meio do texto ?
Este prática permite que você crie as chamadas hashtags, são palavras que facilitam uma busca por um tema específico. Por exemplo:

Lançamento do mês, Bastardos Inglórios, com #bradpitt #saopaulo #fds

Neste exemplo, criamos 3 hashtags, a primeira permite filtrar tudo o que está sendo dito com o nome do ator Brad Pitt, a segunda permite um filtro por assuntos relativos a cidade de São Paulo, e a terceira, é um termo muito usado por internautas para indicar Final De Semana. Você pode criar uma hashtag, por exemplo #promocaoVideoLocadora, assim, ao clicar sobre a hashtag, você saberá todos as pessoas que estão comentando sobre o mesmo assunto.

Por que usar o símbolo @ ?
É usado quando você vai citar o nome de outro usuário, por exemplo:

Veja recomendação do @fulano1 e @fulado2.

Com este método, você estimula o link entre as pessoas e aumenta a possibilidade de novos seguires, fomentando a rede.

O que é o RT ?
É a função ReTwitte, onde você repassa uma mensagem recebida para seus seguidores. Esta é um dos recursos mais interessantes, pois se uma mensagem enviada for relevante e de interesse de muitos, ela correrá a rede através de RTs entre os usuários, e seu nome será retransmitido para centenas de pessoas.

Então posso dar RT em todas as mensagens ?
Não, tenha calma. Lembre-se que da mesma forma como é fácil alguém ser seu seguidor, ele também poderá deixar de segui-lo com apenas um clique. Portanto use o twitter com prudência.

Posso ficar trocando mensagens com um cliente apenas ?
Em alguns casos é interessante solicitar o eMail do cliente ou então enviar uma mensagem pela opção Direct Message. Se você ficar trocando muitas mensagens pelo twitter com um cliente, todos que seguem você vão acompanhar a conversa, e se ficarem incomodados, vão deixar de segui-lo.

Como eu crio uma promoção pelo twitter ?
Você pode sortear prêmios para aqueles que derem RT (ReTwitte) na sua mensagem, por exemplo:

Siga e RT e concorra a 1 semana de locação grátis.

Entretanto, você também pode criar promoções culturais, que estimulem os usuários a interagir, por exemplo:

Quem ganhou o Oscar de melhor ator em 2002 ? Siga e responda, a resposta correta concorre a prêmios #promo

Que foto eu publico (avatar) ?
Escolha uma foto que ofereça destaque da sua marca, lembre-se que seu usuário será exibido junto com centenas de outros, e de alguma forma você precisa chamar a atenção também. Uma foto do prédio da sua locadora pode não ser uma boa forma de chamar a atenção, mas apenas o logo, ou algum detalhe pode ser uma boa pedida.

O que eu coloco no meu ProFile ?
Este item é muito importante, pois ele é indexado pelos buscadores como o Google, portanto cadastre nele o site da sua locadoras e no campo BIO informe de maneira resumida uma descrição da sua empresa, como local, ramo de negócio e cidade.

Quais hashtags que existem ?
Isso é algo muito dinâmico, que você vai descobrindo com o tempo. O interessante é que o Twitter permite que você salve as hashtags ou pesquisas que são mais importantes para você. Veja alguns exemplos:
#avatar #filme #locadora #fds #cultura #adorofilmes




No Twitter, lembre-se:
•Quem é muito popular no twitter, não significa que ele seja um usuário influente.
•Transmita informações relevantes.
•Cuidado com erros ortográficos.
•Crie uma periodicidade de divulgação adequada, mandar 10 mensagens por dia pode afastar seus seguidores.
•Seja cordial, e agradeça seus seguidores, citando-os (@fulado1).
•Se você receber alguma promoção, não dê RT pela conta da Locadora, pode não soar bem entre seus seguidores, faça isso com uma conta pessoal.
•Crie estratégias de divulgação com outros usuários ou empresas que utilizam o twitter, estimulando o aumento de seguidores das duas partes.
•Cuidado com a senha ! Perdê-la para algum invasor poderá ser um grande prejuízo
•Centralize as geração de publicações (posts) com poucos pessoas na empresa, ou apenas 1.
•O retorno pode não ser imediato, mas com certeza trará bons frutos, pois estas ferramentas estão com crescimentos significativos.


Para finalizar, uma frase de @marthagabriel

“Você é o que você compartilha !”



Autor: Prof. Msc. Gustavo Gonzalez (eCliente Informática)
Twitter.com/ecliente
www.ecliente.com.br

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário