19 de mai. de 2010

A mudança de pensamento do marketing empresarial


Para se obter sucesso, em qualquer empreendimento, é imprescindível que se tenha uma boa estratégia de marketing e divulgação. A maioria dos projetos e empresas estão buscando mais interatividade e proximidade com os seus consumidores, e para isso pesquisam onde é necessário estar presente para melhorar a proximidade, divulgação e interação com eles.
Hoje, é indiscutível o papel da internet na divulgação e contato com o consumidor final, tanto que o investimento nessa área tem aumentado muito. As empresa descobriram que conseguem chegar mais perto do consumidor, com um investimento menor, através de mídias mais simples como redes sociais e blogs. 
Muitos já devem ter notado que empresas grandes, de diversos nichos de mercado, saíram da formalidade dos seus sites habituais, sem abandoná-los, e criaram blogs. Para exemplificar podemos citar a Claro e a Rexona.

Com a popularização da internet, principalmente a banda larga, e o aumento significativo de usuários nas redes sociais (Orkut, myspace, twitter, plurk, etc), as empresas se colocaram a disposição para entrar de cabeça nessa área, que é pouco explorada no Brasil. Muitas delas já criaram comunidades oficiais no Orkut e tem pessoas para responder aos cliente que reclamam nas comunidades do tipo “Odeio a sua marca”, o que faz com que a marca não seja desgastada e o atendimento seja melhorado. 
Outra forma que muito tem se demonstrado eficiente é a publicidade em blogs, através de artigos patrocinados, anúncios propriamente ditos, campanhas publicitárias, vídeos virais, etc. O mais importante para as empresa é que o custo, normalmente, é baixo e as opções para escolha dos meios é bem grande, o que facilita acertar onde o consumidor a ser atingido vai se encontrar.
Por isso, é importante que todos estejam preparados para entender a nova necessidade das empresas e esse novo mercado de publicidade que se forma. Para todos que desejam profissionalizar seus blogs devem ter atenção para que estejam preparados para receber e poder responder a uma proposta comercial, que por ventura possa vir e, além disso, é necessário que se possa se adaptar para as necessidades, também.

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário