27 de mai. de 2010

Conhecer o cliente aumenta suas vendas


O cliente é uma força indispensável para a empresa. Ele é o alvo de seus produtos e serviços e deve sentir-se plenamente atendido, entender que o preço a ser pago é justo e que os produtos e serviços correspondem à qualidade por ele esperada.

Ao planejar a empresa, seu proprietário deve esclarecer quem serão os clientes e o que eles esperam, preocupando-se com a diferença que o produto ou serviço fará na vida desses futuros clientes.





Canais de comunicação

Relacionar-se bem com a clientela é um ponto fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Para que isso aconteça, é necessário que a empresa possua canais de comunicação com seus clientes a fim de manter a cordialidade e, principalmente, de identificar seus desejos e necessidades.

Vários tipos de canais de comunicação que podem ser utilizados para isso. A escolha de uma ou mais formas dependerá daquela que melhor se aplicar à situação.

- Comunicação pessoal – É o atendimento do cliente desde a entrada até a saída da loja. O observador capta suas expressões verbais ou faciais em relação ao ambiente, produtos, condições de venda etc.

- Caixa de sugestões e reclamações – Colocada em local visível, para que o cliente manifeste sua opinião ou crítica a respeito do produto, serviço, atendimento.

- Correspondência personalizada – Oportuna em datas comemorativas (aniversário, formatura etc.) e festivas (Natal, ano novo etc.) ou ainda, no lançamento de uma linha de produtos.

- Painel de clientes – Grupo de clientes convidados para manifestar sua opinião sobre aspectos que possam interferir na sua satisfação, como uma nova decoração, a luminosidade da loja, um comercial veiculado na televisão, o atendimento prestado etc.

- Ombudsman – A palavra sueca significa ouvidor, ou seja, aquele que ouve reclamações e sugestões dos clientes, comunidade, fornecedores etc., colocando-se do outro lado, do ponto de vista do cliente.

- Consulta telefônica - É o serviço de atendimento ao cliente, usado para reclamações, sugestões ou informações sobre os produtos, serviços ou a própria empresa. Permite manter um canal aberto 24 horas por dia.

Uma vez com os resultados obtidos dos canais de comunicação, a empresa deve analisar, interpretar e, principalmente, agir a partir das informações e sugestões dos clientes.

Fonte: Visão do Empreendedor

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário