3 de mai. de 2010

Cinema brasileiro marca presença em Paris


Festival com produções nacionais acontece de 5 a 18 de maio na capital francesa

O 12º Festival de Cinema Brasileiro de Paris começará na próxima quarta-feira, 5 de maio, e tem término programado para o dia 18. Serão duas semanas com exibições de novas produções nacionais, debates com diretores, atores e exposição. A abertura acontecerá, pela primeira vez, com um documentário: Dzi Croquettes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, e contará com a presença de componentes do ex-grupo performático, Cláudio Tovar e Bayard Tonelli, entre outros.
 
A seleção conta com 29 longas e júri composto pela cineasta e atriz Adnes Jaoui, o diretor François Favrat, além das atrizes Marie Espinosa e Helena Noguerra, que votarão no melhor filme de Ficção, Melhor Ator e Melhor Atriz. Já o público irá escolher somente o Melhor Filme de Ficção.
 
Estão confirmadas as presenças dos atores Caio Blat e Maria Ribeiro, da portuguesa Maria de Medeiros, do cantor Lenine, dos diretores Sandra Werneck, José Joffily, Roberto Berliner, Guto Barra, Ana Luíza Azevedo, Waldir Xavier, Pedro Asbeg e Rodrigo Pinto.
 
A personalidade homenageada este ano é Chico Buarque e o festival irá exibir cinco filmes que, de alguma maneira (adaptação, trilha sonora, etc.), foram inspirados no compositor: Benjamin (Europa), Budapeste (Imagem), Dona Flor e seus Dois Maridos (Paramount), A Ostra e o Vento e Ópera do Malandro.
 
Para o encerramento, foi escolhido o longa Contador de Histórias (Warner). Confira, a seguir, a programação dos longas de ficção:
 
Em competição
Bollywood Dream, de Beatriz Seigner
Elvis e Madona, de Marcelo Laffitte
Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos (Dowtown), de Paulo Halm
Olhos Azuis (Imagem), de José Joffily
Salve Geral (Sony), de Sérgio Rezende
Sonhos Roubados (Europa), de Sandra Werneck
Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (Espaço Filmes), de Marcelo Gomes e Karim Ainouz
 
Fora de competição
À Deriva (Universal), de Heitor Dhalia
Antes que o Mundo Acabe, de Ana Luiza Azevedo
Besouro (Disney), de João Daniel Tikhomiroff
Estômago (Europa), de Marcos Jorge

Fonte: Jornal do Video

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário