3 de mai. de 2010

Cartilha sobre combate à pirataria é lançada em guarulhos.

A novidade foi apresentada durante fórum educativo realizado na cidade.


erca de 60 pessoas, entre proprietários de locadores, representantes de distribuidoras e autoridades participaram do fórum Mitos e Verdades sobre Pirataria, realizado na manhã da última quinta-feira, dia 29 de abril, na sede da ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Guarulhos (SP). O evento contou em sua programação com palestra da advogada Thais Jurema Silva e o lançamento de cartilha sobre o combate ao comércio ilegal, idealizado pela diretora da entidade, Daniela Pellin.


A mesa de convidados foi composta por Antônio Carlos Kazuo Maeda, coordenador do programa OAB Vai à Escola, da Ordem dos Advogados do Brasil; Luciano Damiani, do Sindemvídeo; Juliana Branco, da APCM; Pedro Lucas, consultor de mercado da Fox; tenente coronel Ernesto Carlos da Costa, comandante da Polícia Militar; e Luiz Carlos Barreto de Oliveira, comandante da GCM (Guarda Civil Municipal).

Durante o encontro, a advogada Thais Jurema Silva explicou os aspectos legais do combate à pirataria, traçou um histórico sobre a legislação internacional referente ao tema e destacou os malefícios causados pelo comércio de itens de contrabando e fruto de falsificação. De acordo com ela, perde-se, por ano, mais de R$ 32 bilhões em arrecadação de impostos por causa da pirataria. Baseando-se em pesquisa do instituto Quorum Brasil, Thais informou que 90% dos paulistanos da classe C afirmam já ter comprado um produto pirata – dado, no mínimo, alarmante.

Para a também advogada Daniela Pellin, parte da solução para reverter esse problema social está no trabalho dirigido aos futuros consumidores, ou seja, as crianças. Foi aí que surgiu a ideia de criar uma cartilha, com linguagem bem coloquial, que pudesse alcançar o público infantil. Segundo ela, esses leitores replicam imediatamente os ensinamentos obtidos e passam a contribuir para modificar as atitudes dos adultos, algo que seria excelente para o trabalho de combate a esse tipo de contravenção.

Com ilustrações de Gui Velloso e tendo como personagens Pedrinho e Mateus, a peça procura abordar o tema do combate através de um bate-papo entre os garotos no caminho para a escola. Ainda em fase de finalização, a publicação deve ter tiragem de 10 a 15 mil exemplares, segundo expectativa da advogada, que, durante o encontro, já reuniu importantes adesões ao projeto, como o da OAB, em seu projeto OAB Vai à Escola, e da Polícia Militar, que pretende incluir o tema em seus programas sociais.

É importante lembrar que a mobilização dos empresários de vídeo na região de Guarulhos junto à ACE (inclusive com a criação de um núcleo de videolocadores) deu-se com a liderança, entre outros lojistas, de Fernando Coelho, na época proprietário da Bunny´s Vídeo. O empresário não está mais no mercado, mas continua fazendo questão de continuar participando das iniciativas que envolvam o segmento e participou do fórum. Para ele, é importante que a mobilização da região prossiga e que ações como essas ganhem, cada vez, mais repercussão na cidade.

Fonte: Jornal do Video

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário